Seu Navegador não suporta javascript CGE - Controladoria Geral do Estado de Goiás - Clóvis de Barros grava programas sobre Ética para capacitação de servidores
Logo Goiás Logo Goiás Inovador

2019 09 18 Clovis de Barros

O jornalista e professor Clóvis de Barros Filho, livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) na área da comunicação, gravou, na Televisão Brasil Central (TBC), pequenos programas em forma de aulas sobre o tema Ética. Suas falas auxiliarão e orientarão os servidores estaduais, na Escola de Governo e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em apoio ao Programa de Compliance Público, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e que vem sendo implantado em toda a estrutura do atual governo, por determinação do governador Ronaldo Caiado. Trata-se de uma parceria feita entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi), Agência Brasil Central (ABC), Secretaria de Administração (Sead), por meio da CGE, Escola de Governo, Senac e Secretaria de Comunicação (Secom).

Clóvis nasceu em Ribeirão Preto, é bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo (1985) e em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), especialista em Direito Constitucional (1988) e em Sociologia do Direito (1989) pela Université Panthéon-Assas de Paris, mestre em Ciência Política pela Université Sorbonne Nouvelle de Paris (1990) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002).

Em julho deste ano, Clóvis fez palestra para 1.200 servidores do Governo do Estado de Goiás sobre o tema “Ética e Serviço Público”, no Centro de Convenções de Goiânia, também uma ação do Programa de Compliance Público, que o governador destaca a partir de um tripé que considera fundamental para o desenvolvimento do serviço público: respeito ao Estado, valorização do funcionalismo estadual e qualificação dos serviços prestados ao cidadão.

Na palestra, Clóvis classificou o Compliance Público como uma iniciativa pioneira, inovadora e muito bem-vinda. “Graças a esse tipo de programa, podemos calibrar valores, princípios e normas de maneira a tornar o serviço público cada vez mais eficiente na hora de servir o público”, argumentou. Ele ressaltou que a moral é uma questão de consciência e que tal princípio está ligado à tomada de decisões das pessoas, ou seja, “mesmo quando não tem ninguém observando, ainda tem você capaz de discernir entre o certo e errado”.

Para Clóvis, a ética é formada pelo tripé valores, princípios e normas. “É uma questão de liberdade e escolha. Mas não é consciência de um, é um trabalho de todos. Todos a serviço da melhor convivência possível. Faz parte da ética a identificação do tipo de sociedade que queremos pra nós”, resumiu, ao traçar trajetórias históricas para ilustrar a mudança de percepção em torno da palavra com o passar dos séculos.

Texto e fotos: ABC Digital

CGE - Controladoria Geral Estado de Goiás Rua 82, Nº400, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 3º Andar, Setor Sul - CEP 74015-908 - Goiânia - GO Atendimento ao público: 8:00/12:00 e 14:00/18:00 (Seg. à Sex.) Telefone: (62) 3201 5352 | E-mail: controladoria@goias.gov.br
© 2020 - CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE GOIÁS - Todos os direitos reservados