Seu Navegador não suporta javascript CGE - Controladoria Geral do Estado de Goiás - Estudantes de Atitude: Alunos iniciam auditorias cívicas nas escolas estaduais
Logo Goiás Logo Goiás Inovador

Ação foi lançada nesta sexta-feira (20/9), no Colégio Estadual da Vila Finsocial

 

2019 09 20 Lançamento auditoria cívica

 

Grupos de alunos agitados a transitar numa algazarra controlada por todos os ambientes da escola, com questionários respondidos nos celulares; equipes distintas discutindo as condições da cozinha, da sala dos professores, da quadra, da área externa da escola, dos banheiros, tudo verificado e anotado no aplicativo. Esse foi o cenário desta manhã no Colégio Estadual do Setor Finsocial, em Goiânia.

Com o início das auditorias cívicas nas escolas que integram o projeto Estudantes de Atitude, foi lançada hoje (20/9) a parte prática desta ação coordenada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e que busca desenvolver o controle social no ambiente escolar. Nas auditorias cívicas, os times formados em média por 40 alunos de cada escola farão o levantamento das condições de todos os ambientes da unidade educacional.

Segundo o controlador-geral, Henrique Ziller, o trabalho utiliza metodologia de auditoria simplificada e os times seguirão os passos fornecidos por um aplicativo para identificar os problemas e escolher um deles para ser solucionado pela própria comunidade escolar. “A auditoria cívica é uma ferramenta tecnológica de controle social que envolve toda a comunidade escolar, levantando problemas, identificando causas e definindo estratégias de solução”, afirmou.

O principal objetivo do projeto Estudantes de Atitude é incentivar a importância do exercício da cidadania e da prática do controle social no âmbito escolar do Estado de Goiás. Por meio do site www.estudantesdeatitude.go.gov.br, e sob orientação dos professores, os times dos alunos têm acesso a um questionário eletrônico para auditar as condições de ambientes como banheiros, biblioteca, cozinha, salas de aula e de professores, secretaria, quadra. Também constam entrevistas com professores, diretor e alunos. Ao final, o aplicativo produz um relatório da auditoria para os próprios alunos definirem as ações de melhoria.

Para o subcontrolador de Transparência, Controle Social e Ouvidoria da CGE, Diego Ramalho, “após uma pesquisa feita pela The Economist, vimos que o Brasil ocupava a 50ª posição no ranking de democracia e que a participação social é um dos principais gargalos ao avanço da democracia no País. Esse projeto nasceu da perspectiva de se construir um espaço de participação social, de proatividade, com resultados mensuráveis e concretos, a partir da escola”.

Comunicação Setorial - CGE

 

2019 09 20 Lançamento auditoria cívica 3

 

2019 09 20 Lançamento auditoria cívica 4

 

2019 09 20 Lançamento auditoria cívica 6

 

2019 09 20 Lançamento auditoria cívica 7

 

2019 09 20 Lançamento auditoria cívica 5

 

 

CGE - Controladoria Geral Estado de Goiás Rua 82, Nº400, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 3º Andar, Setor Sul - CEP 74015-908 - Goiânia - GO Atendimento ao público: 8:00/12:00 e 14:00/18:00 (Seg. à Sex.) Telefone: (62) 3201 5352 | E-mail: controladoria@goias.gov.br
© 2020 - CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE GOIÁS - Todos os direitos reservados