Seu Navegador não suporta javascript CGE - Controladoria Geral do Estado de Goiás - Projeto Estudantes de Atitude pode se tornar política nacional
Logo Goiás Logo Goiás Inovador

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, e o subcontrolador de Transparência, Controle Social e Ouvidoria, Diego Ramalho Freitas, se reúnem nesta quarta-feira, 22/1, com integrantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), para tratar sobre a possível implantação do projeto Estudantes de Atitude em nível nacional. A reunião está marcada para às 15 horas, no Edifício Parque Cidade Corporate, no Setor Comercial Sul, Q-9, em Brasília.

De acordo com Ziller, o diretor de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH, Guilherme Vilela Ribeiro de Carvalho, se encantou com a iniciativa, quando visitou em outubro do ano passado o Colégio Estadual Presidente Artur Costa e Silva, em Aparecida de Goiânia, durante as atividades do Estudantes de Atitude projeto que é desenvolvido e coordenado em Goiás pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Secretaria da Educação (Seduc).

Na ocasião, Guilherme Vilela afirmou: “Estou aqui porque queremos apresentar a iniciativa para outros lugares. Queremos levar esse projeto para todo o Brasil, estamos trabalhando para isso”. Ele destacou, ainda, o poder do projeto em gerar capital social, cooperação, e ambiente propício para a promoção dos Direitos Humanos.

“Ficou muito claro para mim o potencial da iniciativa de não só gerar protagonismo juvenil e consciência cívica, mas gerar muito capital social e cooperação”, afirmou ele referindo-se ao laço construído entre estudantes, estudantes e professores e a comunidade e a escola. “Isso cria condições psicossociais para falar de direitos humanos”, complementou o diretor.

Programa federal
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos está elaborando um pacto interministerial com o Ministério da Educação para promover direitos humanos em ambientes educacionais, por meio do programa Direitos Humanos na Escola. Para amparar o programa, o ministério está coletando modelos e iniciativas educacionais sociais de bom êxito, como o Estudantes de Atitude.

“Nós, da Controladoria-Geral do Estado (CGE), vamos contribuir com uma consultoria técnica, a partir da experiência adquirida na elaboração e na execução do projeto, desde que nós o iniciamos no Distrito Federal, com outro nome, e agora aqui, em Goiás, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), com a contribuição de diversos órgãos e instituições. Naturalmente, vamos buscar também o apoio deles para melhorarmos ainda mais o Estudantes de Atitude aqui no Estado”, esclarece Ziller.

 
 
 
CGE - Controladoria Geral Estado de Goiás Rua 82, Nº400, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, 3º Andar, Setor Sul - CEP 74015-908 - Goiânia - GO Atendimento ao público: 8:00/12:00 e 14:00/18:00 (Seg. à Sex.) Telefone: (62) 3201 5352 | E-mail: controladoria@goias.gov.br
© 2020 - CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO DE GOIÁS - Todos os direitos reservados