CGE e Escola de Governo iniciam capacitação em Governo Aberto e Participação Cidadã

Com mais de 200 inscritos, o curso tem o objetivo de atender a um dos eixos do Programa de Compliance Público, para formar servidores em temas relacionadas à transparência

O Governo de Goiás, por meio de parceria entre Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Escola de Governo (EGOV), iniciou nesta terça-feira (25/5) a primeira turma de Governo Aberto e Participação Cidadã, dentro do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP), em seu eixo 2, voltado à transparência. Para atender o grande número de inscritos, o curso foi dividido em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino.

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, lembrou aos participantes que os cursos realizados em parceria com a EGOV têm sido extremamente úteis para os servidores e para o Estado. Para Ziller, os temas abordados nesse curso são o coração do espírito democrático. “A participação social é um tema acolhido pelas controladorias e seu exercício é relevante para a vigência do Estado democrático de direito”, disse.

Em formato de educação à distância e voltado à formação dos servidores e empregados públicos, o curso tem como instrutores servidores da CGE que vão ministrar os conteúdos a partir da própria experiência técnica e profissional e de sua área de especialização acadêmica. A analista de Comunicação e jornalista Alessandra Lessa foi a professora do módulo inicial, realizado na primeira aula. A concepção do conteúdo teve a colaboração dos superintendentes e gerentes da CGE.

Alessandra Lessa fez uma abordagem sobre conceitos e história da democracia, definida como um processo de distribuição do poder, onde o povo é o titular. Ela mostrou as barreiras para a prática democrática e a disputa entre o público e o privado. Alessandra lembrou que um dos elementos da transparência é a participação do cidadão – quando o cidadão é ouvido e sua palavra tem força.

O curso tem 20 horas/aula, divididas em quatro módulos, que abordarão democracia, transparência, controle social e ouvidoria. A próxima aula será dia 1º de junho.

Controladoria-Geral do Estado (CGE) – Governo de Goiás