Controlador faz palestras sobre Código de Ética e Assédio Moral

Dentro do Plano de Desenvolvimento de Competências e Habilidades Comportamentais - Versão 1.0, em fase de implementação na Secretaria da Retomada, e em atenção ao disposto no Decreto nº 9.406/2019, que institui o Programa de Compliance Público no Poder Executivo do Estado de Goiás, o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller ministrou, na quarta-feira (20/10), a palestra "Ética e Assédio Moral". O evento foi transmitido pela página da retomada no YouTube https://www.youtube.com/c/SecretariadaRetomada. O convite feito ao titular da CGE é a 1ª ação do projeto "Campanhas para o aprimoramento da inteligência relacional, ética profissional e transparência no combate ao assédio no trabalho".

Em sua fala Henrique Ziller esclareceu que ética e assédio moral fazem parte dos temas que o governador faz questão de incentivar o debate. “Foi esse espírito que orientou a construção do novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração”, disse Ziller. Segundo ele, o código abandona uma visão de proibição e desconfiança e passa a apostar em valores e na promoção da confiança como fundamento das relações de trabalho entre servidores e demais cidadãos.

Para Henrique Ziller, o gestor público que submete sua tomada de decisão com foco nos valores do código do servidor e que tem como premissa “Cuidar bem de seus subordinados” não deixa espaço para manifestações como o Assédio Moral.

Na sexta-feira (22/10), Henrique Ziller voltou a convite do Comitê Setorial de Compliance Público da Secretaria da Casa Civil do Estado de Goiás a interagir com os servidores. Desta vez com a palestra sobre o Novo Código de Ética e Conduta Profissional do Servidor e da Alta Administração do Poder Executivo Estadual, lançado em abril de 2021. O encontro aconteceu de maneira virtual, através da plataforma Zoom, e foi presidido pelo Secretário de Estado da Casa Civil, Alan Tavares. O webinar pode ser visualizado no canal do Youtube da Casa Civil:

Este é o terceiro webinar promovido pelo Comitê Setorial de Compliance Público da Secretaria da Casa Civil do Estado de Goiás neste ano de 2021. O primeiro foi no mês de agosto, com a advogada Ana Luiza Coelho e a psicóloga Priscilla Dantas, que abordaram ética no ambiente de trabalho e no âmbito da privacidade. O outro encontro ocorreu em setembro com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira, que expôs a Ética no Âmbito do Poder Legislativo.